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OZEIAS E NOSSO ETERNO ERICSON ( SOLDADO). SAUDADES..........

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QUERO PARABENIZAR O COLEGA MAURICIO , POR TER SE PREOCUPADO COM A ORGANIZAÇÃO DAS CORRESPONDÊNCIAS DO DISTRITO 218 APÓS A TD ( TRIAGEM POR DISTRITO ) NA MINHA AUSÊNCIA , POIS FACILITOU MUITO MEU SERVIÇO NO DIA SEGUINTE. UMA ATITUDE LOUVÁVEL QUE DEVE SER SEGUIDA POR OUTROS.



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Visitação:

Centro Cultural Correios Recife
Av. Marquês de Olinda, 262
– Bairro do Recife
50031-970 - Recife – PE
Telefone: 081 3224 5739 /
3424 1935
Fax: 081 3224 5739
e-mail:
centroculturacorreiosrecife
@correios.com.br

Funcionamento:

O Centro Cultural Correios recebe visitantes
de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h,
e aos sábados e domingos, das 12h às 18h.
Entrada franca.

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A EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS NÃO TEM RESPONSABILIDADE ALGUMA SOBRE TUDO O QUE É POSTADO NESTE BLOG. AS POSTAGENS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO PROPRIETÁRIO DO BLOG.

DOUGLAS ( SAUDADES....)

DOUGLAS   ( SAUDADES....)
Douglas Marivel ( NOSSO ETERNO CARTEIRO)

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sábado, 26 de dezembro de 2015

OZEIAS SANTANA DR /PE

Mais um ano chega ao fim

Mais um ano chega ao fim. Para alguns marcados por extrema alegria, para outros embargados de dor. Nesse momento é hora de refletir.
Como foi nosso ano? Conseguimos conquistar nossos ideais? Será que realmente lutamos por eles?
Demos o abraço que nosso irmão tanto queria, ou viramos as costas não se importando com ele? Pedimos perdão pelas nossas falhas, ou o orgulho não deixou? Fomos amigos e companheiros com nosso colega de trabalho, ou simplesmente fazíamos nosso trabalho sem se importar com o outro tão perto de nós? Estivemos presente na vida de nossos filhos, de nossos maridos, esposas?
Enfim, depois de tantas perguntas nos vêm mais uma pergunta: será que teremos uma outra chance? Para um pedido de desculpas, uma reconciliação, uma dúvida não respondida, um amor encontrado, uma dor desaparecida, um grito de alívio, um beijo, um abraço que não foi dado?
Meu Deus… nos dê forças, nos dê saúde, nos dê a chance de fazer o que deveria ser feito, consertar nossos erros, de sermos amigos, companheiros, compreensivos, mãe, pai, filha, filho, esposa, esposo.
Nos dê a chance de viver cada vez mais o amor verdadeiro de Cristo.

SINTECT-AL

 
24/12/2015

ECT não concede folga e revolta trabalhadores





     Como todos sabem, sempre foi tradição nos Correios que os trabalhadores ganhem uma folga de final de ano. Afinal, nada mais justo para funcionários que se dedicam o ano inteiro a ECT, pois com o excesso de trabalho e as péssimas condições de trabalho, principalmente na área operacional,  a situação se agravou, fazendo com que grande parte da categoria não aguente toda a demanda existente.
     E para surpresa e revolta de todos, esse ano a direção dos Correios resolveu não conceder essa tradicional folga, o que é lamentável, afinal, todos precisam recarregar suas energias e ter mais tempo para estarem com seus familiares nas festividades de fim de ano. Ninguém é máquina e é preciso que, num momento do ano tão importante e necessário o descanso, a empresa tenha o mínimo de sensibilidade para com todos.
     Mais revoltante ainda para os trabalhadores, foi saber que a área administrativa teve esse direito concedido pela empresa. Mesmo que essa folga para eles seja em regime de "compensação", era preciso que a empresa, no mínimo, trata-se todos com igualdade, pois, a partir do momento que faz isso, quebra a isonomia e o respeito tão propagado pela ECT. Não temos nada contra que esses companheiros folguem, afinal, também achamos que merecem, mas estamos apenas cobrando um tratamento igualitário.
     Em outras palavras, para a direção dos Correios, os setores que mais sofrem com as condições precárias de trabalho e com a sobrecarga de serviço o ano todo serão justamente os que não terão descanso, causando mais indignação na base.
     Como dissemos, a folga do fim de ano sempre foi tradicional nos Correios, porém, como se vê, pelo excesso de serviço, a empresa começou a limitar as folgas. É importante lembrar, no entanto, que o excesso de serviço é por culpa da própria empresa, seja através da falta de contratação e das demissões que vêm ocorrendo nos últimos meses. O resultado disso tudo, como sempre, recai nas costas do trabalhador.

 FONTE-SINTECT-AL

BLOG DOS CORREIOS

Plataforma virtual agilizará tramitação de processos nos Correios

Os Correios assinaram, nesta terça-feira (22), acordo para implementação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), em Brasília (DF). A adesão à iniciativa – que inicia o processo de informatização dos processos administrativos que tramitam pela empresa – contou com a presença do ministro das Comunicações, André Figueiredo, do presidente da estatal, Giovanni Queiroz, do secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Cristiano Heckert, além da diretoria-executiva dos Correios.
Tendo como principal objetivo garantir mais agilidade às análises dos processos que circulam internamente, o acordo beneficiará cidadãos, clientes e os próprios empregados, uma vez que não será preciso, por exemplo, esperar os documentos tramitarem de um setor a outro. Com a mudança, os processos poderão ser analisados diretamente no computador, tablet ou celular, por mais de uma área simultaneamente.
Além da transparência e da simplificação dos processos, o presidente dos Correios destacou a importância do SEI para ajudar a empresa em sua necessidade urgente de economia. “Essa ferramenta vai possibilitar que trabalhemos somente com documentos que estiverem em meio eletrônico ou forem digitalizados, gerando ganhos de eficiência, controle, transparência e reduzindo ainda as nossas despesas”, destacou.
A partir da instalação e da configuração da ferramenta, bem como da capacitação nos módulos SEI Administrar e SEI Usar, será feito um piloto nos processos: Serviço de Informação ao Cidadão; Recebimento e Tratamento de Denúncias; Processo de Contratação; Processo de Acompanhamento de Demandas de Órgãos de Fiscalização e Controle. Posteriormente, toda a empresa utilizará a ferramenta, que vai contribuir também para preservar o meio ambiente e economizar recursos públicos, uma vez que não haverá necessidade de usar papel e impressoras. Até o fim de 2015, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento vai oferecer ferramenta para tramitação virtual de documentos entre órgãos federais que tenham aderido ao SEI.
Sobre o sistema – Desenvolvido em software 100% livre pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª região (RS/SC/PR), o SEI foi adotado pelo Ministério do Planejamento como sistema padrão do Processo Eletrônico Nacional, que vai permitir a interligação e tramitação eletrônica de documentos e processos entre os órgãos e entidades da Administração Pública Federal. O Ministério das Comunicações (MC), órgão supervisor dos Correios, implantou a ferramenta em abril de 2014 e foi o primeiro ministério a tornar 100% dos seus processos administrativos eletrônicos. No MC, a duração de um processo que levava 32 horas agora é de 7 horas e a economia com papel e impressoras é de R$ 380 mil/ano. No Governo Federal, aproximadamente 120 órgãos já estão envolvidos com o sistema.
 
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Correios realiza com sucesso operação logística de eventos-teste para Jogos Rio 2016

Operadores oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, os Correios concluíram com sucesso a operação logística dos 20 primeiros eventos-testes para o evento, nos quais a empresa foi testada em seu planejamento e desempenho e ficou responsável pela armazenagem, transporte, distribuição e logística dos materiais esportivos, eletrônicos, utensílios, mobiliários e barreiras, dentre outros equipamentos.
“Sem dúvida trata-se de uma logística complexa, afinal serão 30 milhões de itens armazenados e entregues para preparar e montar os palcos por onde passarão quase 15 mil atletas de 205 países, em quatro regiões do Rio de Janeiro”, destacou o presidente dos Correios, Giovanni Queiroz. Para o dirigente – que na sexta-feira (18) visitou o Centro Logístico dos Correios em Duque de Caxias (RJ) – apesar do porte grandioso do evento, “a estatal está bem preparada para realizar os Jogos Rio 2016, o maior acontecimento esportivo do planeta”.
Entre as atribuições da empresa está a realização de mais de 17 mil entregas, logística de um milhão de encomendas, 980 mil partes de equipamentos esportivos, 120 mil cadeiras, 30 mil camas, 30 mil colchões, 25 mil mesas, 18 mil sofás, 36 mil bagagens de atletas e 300 quilômetros de barreiras (alambrado), o que exemplifica a complexidade da operação –  a ser realizada em uma área total de armazenagem de 100 mil metros quadrados, divididos em três centros logísticos, dois em Duque de Caxias e um na Barra da Tijuca, o equivalente a 12 campos de futebol.
Toda esta operação contará ainda com mais de duas mil pessoas envolvidas por parte dos Correios, além de cerca de 170 caminhões e dois mil equipamentos de movimentação (paleteiras, empilhadeiras, trator, guindaste e outros) disponibilizados pela estatal.
Experiência – Os Correios foram selecionados em um processo de concorrência internacional e repetem a experiência bem sucedida da operação logística dos Jogos Pan Americanos de 2007 do Rio de Janeiro, quando ficaram encarregados de todo o transporte e montagem da estrutura da competição — foi a primeira vez no mundo em que uma empresa de correios realizou uma atividade do tipo.
Confira aqui reportagem do canal SporTV sobre o Centro Logístico.
 
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Papai Noel dos Correios tem 350 mil cartas adotadas

A Campanha Papai Noel dos Correios foi oficialmente encerrada nesta sexta-feira (18) em São Paulo (SP), com um balanço parcial de 355.990 cartinhas adotadas, o que corresponde a 68% daquelas que atendiam aos critérios para participar desta edição.
A iniciativa, que comemorou 26 anos em 2015, integra as ações de responsabilidade social da empresa e tem como principal objetivo manter a magia do Natal, estimulando o voluntariado da sociedade, além de promover junto às crianças as habilidades de redação de cartas, do endereçamento correto, do uso do CEP e do selo postal. A campanha também responde às cartinhas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atende aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
“Participar dessa campanha foi uma grande satisfação para mim. Poder realizar o sonho de uma criança é mais do que uma maneira de fazê-la feliz; é uma oportunidade de sermos felizes também”, destacou o presidente da estatal, Giovanni Queiroz.
Natal especial – Além das cartas das crianças que escrevem diretamente ao Papai Noel, desde 2010 os Correios estabeleceram parcerias com escolas públicas, creches e abrigos que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. Exemplo de solidariedade, a iniciativa conta com forte apoio da sociedade desde sua criação, mas este ano foi além, ajudando a realizar sonhos bastante especiais.
Em Mariana (MG), palco do rompimento da barragem de resíduos de mineração que afetou a vida de comunidades locais, cerca de 300 crianças receberam a visita do Papai Noel dos Correios no final de novembro. A ação, promovida pela empresa em parceria com a prefeitura e o governo estadual, proporcionou momentos de alegria para as populações atingidas, oferecendo atividade de lazer, pintura facial e apresentações de dança. No Rio de Janeiro, alunos da Escola Municipal Álvaro Valle, em Santa Cruz, receberam os presentes solicitados nas cartinhas enviadas ao Bom Velhinho e participaram do festival esportivo organizado pelo Transforma, programa educativo dos Jogos Rio 2016, praticando modalidades olímpicas como judô, vôlei sentado e tênis.
 
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FONTE- BLOG DOS CORREIOS

SINTECT-RJ

Ainda não superamos o racismo

Os trabalhadores e trabalhadoras no Brasil ainda não conseguiram superar o racismo no ambiente de trabalho. Ainda escondido nas piadas e zoações e nas diversas contradições das desigualdades de oportunidades,  os trabalhadores e trabalhadoras negros e negras  sofrem com os velhos e preconceituosos jargões e práticas oriundas dos senhores de escravos reproduzidos no dia a dia. Quem nunca ouviu ou viu situações como essas nas unidades da nossa empresa?
Muito se avançou na luta pela igualdade racial no Brasil, mas o racismo insiste em existir. A elite branca e reacionária em nosso país dá exemplos de todas as formas que os negros e negras, por sua diferença de cabelo, pele, cultura e religião são uma classe inferior.
Os números não deixam negar, mesmo com extraordinários avanços das políticas de igualdade racial e mesmo sendo a maioria, os negros e negras não conseguem ascender aos principais cargos nas empresas, mesmo no serviço público são raros os exemplos dos chefes serem negros e negras.
Isso se agrava se falarmos da mulher negra. O racismo quando revestido da carapaça do machismo é uma das situações mais absurdas dos brasileiros e brasileiras, provando que o preconceito no Brasil ainda vai demorar muito para acabar. As mulheres negras são as que mais sofrem com a violência, além de ter menores salários e terem mais dificuldades para superar os desafios do mercado de trabalho. É preciso dar um basta nessa situação.
Aqui nos Correios não é diferente, o preconceito dentro das unidades de trabalho são recorrentes. Agrava a situação que, em nossas campanhas salariais, as questões raciais são sempre colocadas como secundárias pela empresa que não avança nas negociações das propostas de corte racial. E principalmente, quando o tema é a igualdade de oportunidades é dentro dos Correios. Essa é uma questão fundamental, uma ves que os negros são a minoria dos supervisores e gestores da empresa, quando falamos de mulheres negras são raros os exemplos. Assim como, na direção dos Correios.
FONTE-SINTECT-RJ

SINTECT-RS

 
[17/12/2015]

Trabalhadores de Passo Fundo se organizam contra o retrocesso de direitos.


A cada dia que passa vemos nossa empresa mais precarizada, condições de trabalho abaixo do aceitável, assédio moral e pressão diária. Isso tudo não é novidade para nenhum trabalhador.
Mas a tendência e piorar. O DDA (Distrito Domiciliar Alternado) já é realidade nas cidades com menos de 50 mil habitantes. O DDA visa recalcular os distritos para que seu tamanho aumente, assim o trabalhador entrega apenas metade dele a cada dia, tendo consequência o aumento brutal da carga para o trabalhador.
Essa nova forma de organizar a entrega além de prejudicar seriamente a saúde dos trabalhadores, atinge diretamente a prestação dos serviços de Correios, com impactos para a população.
Não bastasse as unidades pequenas estarem sendo afetadas por esta precarização, o próximo passo dos Correios é levar este absurdo aos CDDs, começando pelo CDD Passo Fundo.
Os carteiros desta unidade estão totalmente contra esta medida que está sendo colocada se forma unilateral por parte da empresa.
Os OTTs da cidade também estão passando por um momento extremamente difícil, e são constantemente ameaçados de serem transferidos a qualquer momento, sem consulta ou aviso prévio.
O fato é que o CTCE passará a ser apenas CTC, ou seja, o setor deixará de tratar determinados objetos e algumas faixas de CEPs. Tal mudança acarretará uma diminuição considerável da demanda de trabalho, daí as ameaças de realocação.
Os trabalhadores em conjunto com o Sindicato estão se mobilizando politicamente, solicitando reuniões com a direção da empresa e buscando auxílio junto à Câmara de Vereadores.
Tivemos uma reunião no dia 9/12, no plenário da Câmara de Vereadores, com a Comissão de Educação e Bem Estar Social, para debater estas mudanças que também afetarão diretamente a prestação de serviços à população, não apenas de Passo Fundo, mas também da região.
Teremos uma intervenção que será feita por um dos delegados sindicais do CDD Passo Fundo, Josemar Lara, e na sequência solicitaremos que se organize uma audiência pública para fazer este debate tão importante com a população e representações de bairros.
Não aceitaremos redução de direitos! Lutaremos até as últimas consequências!
Assessoria de Comunicação
C/Informações da Secretária de Assuntos Jurídicos do SINTECT/RS
51 85808045 OI (Whats App)
51 97811340 VIVO
51 82304548 TIM
51 81252238 OI
quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

SINTECT-AL

17/12/2015

Justiça sequestra bens de sete por rombo de R$ 180 milhões no Postalis


     A Justiça Federal decretou o sequestro de bens de sete alvos da Operação Positus, deflagrada na manhã desta quinta-feira, 17, para apurar fraudes no período entre 2006 e 2011 na gestão de recursos do Postalis, o fundo de pensão dos funcionários dos Correios. A medida alcança imóveis dos investigados, entre eles o ex-presidente do fundo Alexej Predtechensky e o ex-diretor financeiro Adilson Florencio da Costa, ambos ligados ao PMDB do senador e ex-ministro de Minas e Energia Edison Lobão (MA).
     O bloqueio foi ordenado a pedido da Polícia Federal, informou o delegado Milton Fornazari Junior, chefe da Delegacia de Repressão a Ilícitos Financeiros da PF em São Paulo. Fornazari esclareceu que os imóveis serão inventariados para avaliação de cada bem.
     “O sequestro visa garantir futuro ressarcimento de quem realmente perdeu com as fraudes, os funcionários dos Correios, inclusive os aposentados.”
     Fornazari, cuja especialidade na carreira é o combate a delitos financeiros, destacou que o bloqueio de ativos visa ‘descapitalizar a organização criminosa’.
     Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em São Paulo, Brasília, Belém e João Pessoa. A Justiça Federal em São Paulo também autorizou a prisão preventiva de Fabrizio Neves, que estaria vivendo nos Estados Unidos. Ele requereu o passaporte italiano em Miami e há dois meses viajou para a Espanha. Como não foi localizado, seu nome foi incluído na lista de procurados da Interpol.
     A PF já apurou que os prejuízos com operações superfaturadas de títulos podem atingir a soma de R$ 180 milhões, de um total de R$ 370 milhões em recursos aplicados e administrados fraudulentamente.
     Os alvos da Positus são dois ex-gestores do Postalis e cinco administradores de corretoras de valores. O inquérito da PF foi instaurado em 2012 e identificou que dois fundos de investimentos do Postalis promoveram transações por meio de uma administradora de valores com sede em São Paulo, porém, executadas em Miami, nos Estados Unidos.
     “A fraude consistia na compra de títulos do mercado de capitais, por uma corretora americana, que os revendia por um valor maior para empresas com sede em paraísos fiscais ligadas aos investigados. Em seguida, os títulos eram adquiridos pelos fundos do Postalis com um aumento ainda maior no valor dos papeis. Assim, em um período de dois dias apenas e, sem justificativa, a aquisição era feita por um preço mais de 60% maior do que o real valor de mercado”, informou o delegado Alexandre Manoel Gonçalves, que integra a força-tarefa da PF para a Operação Positus.
     Parte dos desvios migrou para contas de offshores situadas nas Ilhas Virgens Britânicas.
     A Polícia Federal solicitou cooperação jurídica internacional dos Estados Unidos. A Autoridade Regulatória da Indústria Financeira (FINRA, sigla em inglês) rastreou as operações fraudulentas com papeis do Postalis.

FONTE: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/justica-sequestra-bens-de-sete-por-rombo-de-r-180-milhoes-no-postalis/
ARQUIVOS ANEXOS:
quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

BLOG DOS CORREIOS

Correios Brasil Masters Cup de tênis testa logística para Jogos Rio 2016

Os melhores tenistas profissionais, cadeirantes e juvenis do Brasil estão disputando desde ontem (10) até sábado (12), no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro (RJ), o Correios Brasil Masters Cup 2015, competição que também integra o calendário de eventos-teste dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Operador logístico oficial dos Jogos, os Correios são os responsáveis pelo transporte, movimentação, montagem e desmobilização de mais de quatro mil itens que compõem a estrutura do evento, entre móveis e materiais esportivos.
No sábado (12), entre as finais da competição e na entrega do Prêmio Tênis — premiação dos melhores profissionais brasileiros da modalidade na temporada deste ano — serão lançados, respectivamente, a terceira e última emissão especial “Série Modalidades Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016” e os selos em homenagem a Vinicius e Tom — mascotes dos Jogos Rio 2016. As emissões podem ser adquiridas nas agências dos Correios, na loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline) e na Central de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br).
Incentivo – Os Correios são patrocinadores oficiais da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) desde 2008. O apoio da estatal ao esporte proporcionou o crescimento e o desenvolvimento do tênis brasileiro, com o fortalecimento na formação de atletas, massificação da prática esportiva e o trabalho em projetos sociais, com a preparação de tenistas que buscam o profissionalismo.
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FONTE-BLOG DOS CORREIOS

SINCOTELBA - SALVADOR-BAHIA


NOTA DE FALECIMENTO
É com pesar que o Sincotelba comunica o falecimento do companheiro José Cristovam Freitas Cruz, mais conhecido como Boca, lotado na unidade do CTE/SALVADOR.
Boca morreu na manhã de hoje (14.12) após ser atropelado em frente ao Correios que trabalhava. A diretoria do sindicato deseja os pêsames à família e coloca à disposição para ajudar no que for preciso.
Local do enterro ainda não foi divulgado pela família.
Só a luta muda a vida!

BLOG DOS CORREIOS

Correios recebe pela nona vez prêmio por respeito ao consumidor

Pela nona vez consecutiva, os Correios foram agraciados com o prêmio “Empresas que Mais Respeitam o Consumidor”, na categoria Serviços Públicos. Realizada nesta terça-feira (15), em São Paulo (SP), a cerimônia de entrega da premiação contou com a presença do diretor regional de São Paulo Metropolitana, Eugenio Valentim da Silva.
“Para uma instituição pública com mais de 350 anos, que construiu sua história focada na proximidade com o consumidor, a conquista do prêmio demonstra que continuamos no caminho certo”, declarou o diretor.
Clientes – Organizada pela revista Consumidor Moderno, do Grupo Padrão, a premiação resulta de uma pesquisa junto aos clientes, que esse ano foi realizada com 1.470 consumidores de São Paulo e interior; Rio de Janeiro (RJ); Recife (PE); Porto Alegre (RS); Belo Horizonte (MG); Brasília (DF) e Goiânia (GO).
A iniciativa tem como principal objetivo mensurar o grau de respeito que os consumidores têm por empresas de diversos setores, a partir da experiência real do cliente no contato com os bens e serviços oferecidos. Em sua 13ª edição, a pesquisa constatou que o principal atributo para ser uma empresa que respeita o consumidor é a solicitude de seus funcionários, sendo o fator humano no atendimento o requisito mais valorizado pelo consumidor.
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FONTE-BLOG DOS CORREIOS
terça-feira, 15 de dezembro de 2015

SINTECT-AL

 
07/12/2015

Envio e recebimento de cartas aumentou mais de 100% em cinco anos




Ao contrário de outros países, o Brasil vem mantendo, apesar de toda a parafernália digital atual, um antigo hábito: o de trocar cartas manuscritas. O envio e o recebimentos de correspondências sociais mais do que dobrou nos últimos cinco anos. De acordo com levantamento dos Correios, por exemplo, o tráfego de cartas não comerciais e sociais, que não passou de 66 milhões de unidades em 2010, deverá chegar a 133 milhões este ano, dois milhões a mais do que no ano passado.
Mas é justamente graças à tecnologia que essa tradição vem crescendo. Blogs, como o ‘Trocas de Cartas’ (trocas de cartas.blogspot.com.br), estão virando uma febre, e ajudando a aproximar amantes de missivas à moda antiga, inclusive estrangeiros. Os cariocas, à frente dos gaúchos, estão em terceiro lugar entre os que mais enviam postagens à base de caneta e papel, perdendo só para os paulistas e mineiros. Já entre os que mais recebem cartas, que custam entre R$ 0,95 e R$ 4,55 (registrada), os fluminenses aparecem em segundo lugar.
Moradora de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), Elisângela Martins Alves, ou Lily, de 36 anos, é a responsável pelo site Troca de Cartas, criado por ela em 2009. Conhecida carionhosamente nas redes sociais como ‘Semeadora de Cartas’, ela tem calos nos dedos de tanto escrever, exibidos como troféu pela dedicação “à causa”.
Lily tem acervo de mais de 2 mil cartas, guardado a sete chaves, fruto de apenas uma parte da troca de mensagens postais periódicas com pelo menos 500 pessoas nas últimas duas décadas.
“Minha paixão pelas cartas começou ainda na escola, onde trocava cartinhas em sala de aula. Depois os contatos foram ampliando, até chegar em gente que nem fazia ideia de onde morava, no exterior”, conta Lily, que, orgulhosa, não cansa de receber e-mails de gente agradecendo a ‘ponte’ feita pelo blog para novas amizades e até casamentos. “A espera da carta, pelo seu conteúdo, emociona, causa uma expectativa ímpar. Já recebi tudo quanto é tipo de cartas. Desde crianças denunciando que apanhavam dos pais, até lindas histórias de amor”, revela.
Amizade real
A designer de interiores carioca, Ingrid Chilano, 24 anos, é uma das jovens que utilizam a internet como fonte para conseguir novas amizades postais. Ela lembra que começou a escrever cartas aos dez anos e aos 18 passou a se corresponder com pessoas selecionadas pelo computador, com os mesmos interesses e afinidades.
“Mantenho uns dez amigos fixos de cartas manuscritas”, comenta Ingrid, mostrando dezenas de envelopes com selos de tudo quento é lugar do Brasil e do exterior. São correspondências que contam desde coisas banais, do cotidiano, até segredos íntimos. “Algumas são tão legais que eu releio várias vezes”, confessa, dizendo que a espera pelo carteiro lhe dá até “um friozinho na barriga” . “É mais emocionanteque receber email”, diz.
O advogado petropolitano Lauro Barretto, há anos troca cartas semanalmente com o padre Neri Feitosa, o maior biógrafo de Padre Cícero, de Canindé (CE). “Escrever carta é mais elegante do que passar mensagens por celular”, diz.
No Blog ‘Troca de Cartas’, que tem uma página também no facebook e já superou mais de 154 mil acessos, estão ‘escrevinhadores´ de todas os estados, além de pessoas de países como Espanha, Inglaterra, Irlanda, Japão, Portugal, Alemanha, Chile, Austrália, China e México.

FONTE: http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-12-05/envio-e-recebimento-de-cartas-aumentou-mais-de-100-em-cinco-anos.html

SINTECT-AL

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08/12/2015

Ex-"vice-presidenta" tem de explicar compra ilegal de empresa na ECT





A diretora-superintendente do Serpro, Glória Guimarães(ex vice-presidente dos Correios na gestão de Wagner Pinheiro), será a principal executora do processo de enxugamento do Serpro no mercado governamental de TI por odem do Ministério da Fazenda. Experiência para isso não lhe falta. Tanto que sua atuação em favor de empresas privadas é histórica. Foi assim no Banco do Brasil - é funcionária de carreira da instituição e defendia terceirizações de empresas - como também foi nos Correios, último cargo relevante em que atuou antes de seguir para o Serpro.
A participação de Glória Guimarães nesses processos pode levá-la a responder futuramente por um escândalo na compra, sem licitação, de participação societária em empresa privada, que ganharia a exclusividade no transporte aéreo de cargas dos Correios. O fato ocorreu quando a executiva ocupou a vice-presidência de Clientes e Operações daquela estatal.
O TCU barrou uma decisão do tomada pelo ex-presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, que foi nomeado pelo ex-ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o mesmo que indicou Gloria para o cargo na ECT. Wagner tentou comprar sem licitação uma empresa do Paraná, que ficaria encarregada de centralizar o transporte aéreo de carga postal. Uma representação foi formulada pela Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura de Aviação Civil e Comunicações do TCU, para barrar o processo, acabou gerando uma medida cautelar dos ministros dos tribunal, até que se julgue em definitivo esse acordo. O caso estava diretamente ligado à vice-presidência de Glória.
De acordo com o processo, Wagner Pinheiro resolveu comprar para os Correios, 49,99% da participação societária da Rio Linhas Aéreas S/A, ao suposto preço deR$ 24 milhões. O TCU, entretanto, encontrou inconsistências sobre esse preço, obtido inclusive sem licitação. A vice-presidência responsável por avaliar o negócio estava nas mãos de Glória Guimarães.
"Enquanto alguns documentos citariam R$ 24 milhões e outro registraria uma contra oferta dos Correios de até R$ 37 milhões, o acordo de investimentos firmado entre as partes estabeleceria que o valor definitivo será calculado após a assinatura do contrato com base nas variações de capital de giro e dívida líquida, somadas de uma parcela de R$ 13 milhões", informaram os técnicos do tribunal.
Além disso, a aquisição da participação acionária foi obtida por meio da "dispensa de licitação", sem considerar "o dever constitucional de licitação, tendo em vista que as empresas denominadas controladas pela Lei 8.666/1993 sujeitam-se ao Direito Público, conforme entendimento da doutrina e da jurisprudência do TCU".
Nas investigações dos auditores, foram encontratos documentos de órgãos do Ministério da Fazenda, emitidos pela Secretaria do Tesouro Nacional e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que opinaram pela não anuência prévia à aquisição de 49,99% da participação societária da Rio Linhas Aéreas S/A.
O pedido de anuência prévia da aquisição da Rio Linhas Aéreas pelos Correios foi encaminhado para análise da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em 26/8/2014, por meio do Ofício 8.952/2014/SEI/Ministério das Comunicações - MC). Em 9/12/2014, a STN emitiu o Parecer 140/STN/COPAR, opinando pela não autorização à aquisição da citada participação societária, em função da necessidade, naquele momento de:
a) considerar outros potenciais parceiros interessados, a exemplo das empresas que atuam com transporte de passageiros e passaram a exercer atividades também no segmento de carga;
b) avaliação da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional - PGFN - acerca de eventual conflito de interesses na avaliação elaborada pelo Banco Santander, que detém operações de empréstimo junto à empresa Rio; e
c) alteração de cláusula no acordo de acionistas que restringe o direito de a ECT controlar a Rio no caso de diluição justificada do sócio, visto que não teria assegurado o poder de eleger a maioria dos administradores da companhia, ainda que detivesse o controle acionário da empresa.
"Na nota encaminhada, o Tesouro registra que, por não ser de sua competência, seu parecer (peça 36, p. 5): "não adentrou no mérito do exame do modelo proposto de parceria em empresas privadas frente a outras alternativas possíveis, da análise dos acordos operacional e de investimentos e outros documentos constantes do processo", cuja avaliação seria de responsabilidade exclusiva dos órgãos de administração da ECT; não ratificou a regularidade dos atos internos executados pela ECT, "tais como a contratação de consultorias"; e não analisou aspectos jurídicos da participação pretendida", alegam os técnicos do TCU.
O processo é muito longo e demonstra claramente que os Correios decidiram passar por cima de todos os pareceres contrários sobre a aquisição da participação acionária na Rio Linhas Aéreas. Mesmo aqueles que mostravam que as demonstrações contábeis de 2013, aprovadas pela administração em 2014, apontavam que a empresa possuía um passivo de R$ 128 milhões. E mesmo com tributos a recuperar e estes representavam R$ 41.4 milhões, o ativo da empresa era contabilizado em apenas R$ 134,7 milhões. Alto risco dos Correios assumirem um problema.
O património líquido da Rio Linhas Aéreas era de R$ 6,7 milhões e os prejuízos acumulados atingiam R$ 65,6 milhões. Nem a própria auditoria independente contratada pela empresa aprovou as referidas demonstrações contábeis sem antes fazer ressalvas.
"A administração (da Rio Linhas Aéreas) mantém tratativas com empresa de consultoria especializada a fim de buscar alternativas para a realização dos créditos tributários, que foram objeto de ressalva no parecer dos auditores independentes", disse o parecer do TCU. Ou seja: para os técnicos do tribunal, a consultoria que avaliou o balanço também fazia ressalvas, como crédito duvidoso, os tributos que a empresa alegava que teria a resgatar junto ao fisco.
Em resumo, a direção dos Correios simplesmente decidu comprar uma empresa em situação financeira de alto risco, sem licitação, e com pareceres contrários no Ministério da Fazenda. E nem a consultoria que avaliou os balanços dela aprovava as contas sem fazer ressalvas - como se fosse um "bom negócio" para o transporte aéreo de cargas nacional.
É preciso saber agora da diretora-superintendente do Serpro, Glória Guimaráes, se quando ocupou a vice-presidencia de Clientes e Operações dos Correios foi contrária ao negócio da Rio Linhas Aéreas e se fundamentou essa discordância no processo de compras.
Do contrário, Glória atuou ativamente dentro dos Correios para colocar uma empresa paranaense sem condições de assumir tamanho empreendimento, da mesma forma que atuará futuramente para reduzir a presença do Serpro no mercado governamental de serviços de TI, prejudicando diversos órgãos federiais que não dispõem de recursos neste momento para contratar, a preços muito mais altos, os serviços ofertados pelo setor privado. Com a palavra: Glória Guimarães.


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